Somos todos ciborgues!

“Eu gostaria de dizer a todos que vocês são, na verdade, todos ciborgues, mas não os ciborgues que vocês imaginam. Vocês não são o Robocop ou exterminador do Futuro, mas vocês são ciborgues toda vez que olham um computador ou usam os dispositivos do seu celular”.

Quem diz isso é a antropóloga americana Amber Case, que estuda as nossas formas de interação com a tecnologia.  Segundo Case, isso ocorre porque passamos a utilizar de componentes externos para nos adaptarmos melhor aos ambientes. Usamos, por milhares de anos, e ainda hoje, ferramentas para modificar e amplificar o nosso próprio eu e de repente tudo isso se mistura.

Donna Haraway, no seu “Manifesto Ciborgue – Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX”, define ciborgue como “um organismo cibernético, um híbrido de máquina e organismo, uma criatura de realidade social e também uma criatura de ficção”.

Toda essa transformação ocorre dentro do ciberespaço, onde se cria novas formas de convivência, e mudanças nas dinâmicas sociais. Esse lugar descentralizado redimensionou as formas de organização dos movimentos sociais, ampliou os espaços de luta e deu margem ao surgimento de novas formas de ativismo. Foi assim com o movimento de mulheres, em todo o mundo.

“Uma aliança entre as mulheres, a maquinaria e as novas tecnologias”, é como Sadie Plant define o ciberfeminismo. O ciberespaço surge como um território político, onde os discursos tornam-se públicos e são ouvidos, onde se constrói redes de comunicação entre mulheres, na luta pelo fortalecimento do movimento feminista.

A rede de computadores se torna um epicentro de mudanças. Espaço para discussões sobre as relações de gênero, troca de experiências, busca pela simetria de poder.

Haraway afirma que o seu mito do ciborgue justamente “significa fronteiras transgredidas, potentes fusões e perigosas possibilidades – elementos que as pessoas progressistas podem explorar como um dos componentes de um necessário trabalho político”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s